SGC - ECF - Prejuízo e Compensação de Prejuízo - Registros M410/M300- Como parametrizar no sistema?

Segue abaixo a forma correta de efetuar os lançamentos sistema contábil em relação ao Lalur/Lacs no caso de prejuízo acumulado (tanto para IRPJ quanto para CSLL).

1º Passo - Criar as contas da parte B para o controle do prejuízo.

Menu Módulos> LALUR/LACS> Manutenção de Históricos

Por exigência do PVA da ECF, devem ser criadas duas contas distintas. Uma para o IRPJ e outra para a CSLL. 

A data de criação deve ser equivalente ao término do período em que o prejuízo foi gerado. Caso haja saldo de períodos de apuração anteriores ao ano calendário, 
a data de criação deve ser menor, e obrigatoriamente deve ser informado o valor do Saldo inicial. Observe ainda que a natureza do saldo, conforme orientações da ECF, é Devedora.

2º Passo -  Efetuar os lançamentos de prejuízo na parte B, também com data do final do período de apuração. Deve ser efetuado um lançamento para o IRPJ e outro para a CSLL. 
Acesse o Menu Módulos> LALUR/LACS> Lançamentos> Parte B

Esses lançamentos irão gerar os registros M410 na ECF. Se houver prejuízo a compensar nos trimestre subsequentes, o procedimento é o mesmo. Já se houver lucro, 
e caso se queira fazer a compensação dos prejuízos acumulados. Devem ser seguidos os procedimentos abaixo: 
 

3º Passo - Crie um histórico para o lançamento da compensação na parte A do Lalur. Deve ser criado um código para o IRPJ e outro para a CSLL, vinculando-se adequadamente o código correspondente na ECF.
Acesse o Menu Módulos> LALUR/LACS> Manutenção de Históricos

4º Passo- Em seguida, devem ser efetuados os lançamentos de compensação de prejuízos na parte A, também com data do final do período de apuração. 
Deve ser efetuado um lançamento para o IRPJ e outro para a CSLL, vinculando-se adequadamente a conta (histórico) na parte B. 


Menu Módulos> LALUR/LACS> Lançamentos> Parte A